Skip to main content

Dívidas nunca mais: aprenda a se livrar delas de uma vez

Para saber como sair das dívidas é preciso entender o porquê é tão importante ter uma boa organização. Isso inclui ter um bom planejamento financeiro. Pode até parecer apenas mais uma responsabilidade chata da vida adulta, mas se você se organizar, isso pode ajudá-lo muito.

Por isso, entender para onde o seu dinheiro está indo é muito importante. Isso torna a sua visão sobre suas finanças mais ampla e lhe dá maior poder de escolha sobre quando e onde gastar. Quando você se organiza financeiramente, fica muito mais fácil começar a se planejar e a conquistar seus sonhos.

Além disso, evita também cair em dívidas ou pagar juros altíssimos, como do cheque especial ou do cartão de crédito quando você atrasa. Então, esse post é para você começar a se organizar financeiramente a partir de agora.

Tente negociar as suas dívidas

aperto de maoPara organizar suas finanças, listamos algumas dicas que vão lhe ajudar nessa tarefa. Se você seguir esses passos, com certeza terá muitas chances de sucesso. Então vamos lá.

1.Faça um planejamento

Uma das formas de como sair das dívidas é tentar negociar os valores em aberto. Para isso, é importante fazer um planejamento. É preciso ter ideia clara de quanto dinheiro você tem disponível para pagar a dívida. Isso ajudará a evitar promessas que você não possa cumprir.

2.Entre em contato com o credor

Outra opção é entrar em contato com o credor para discutir formas de pagamento. Muitas vezes, as empresas estão dispostas a trabalhar com você para criar um plano de pagamento que funcione para ambas as partes.

3.Negocie suas dívidas

Depois dessas três etapas, negocie um acordo com seus credores. Isso pode incluir uma forma de pagamento em parcelas ou uma redução no valor total da dívida, em caso de pagamento à vista. Geralmente, as empresas preferem retirar os juros e receber o valor original da dívida.

4.Oficialize o acordo

Outra coisa muito importante ao negociar suas dívidas é ter tudo por escrito. Certifique-se de obter todos os acordos por escrito, incluindo os valores acordados. A forma de pagamento e quaisquer reduções acordadas, até mesmo protocolos de atendimento são suas garantias de que o acordo será cumprido pela empresa.

Lembre-se, é importante ser proativo e lidar com suas dívidas o mais rápido possível. Quanto mais tempo você espera para negociar um valor em aberto, mais difícil será para a sua quitação devido o juros altos que são praticados no mercado brasileiro.

Regularize suas finanças com o Feirão Limpa Nome Serasa

Além de todas as dicas anteriores, no Brasil, temos o Feirão Limpa Nome do Serasa, que é um evento anual promovido pelo Serasa. Nele, as empresas parceiras oferecem descontos e condições especiais para que os consumidores possam quitar suas dívidas.

O evento é realizado em todo o país e tem como objetivo ajudar as pessoas a regularizarem suas dívidas e limparem seus nomes. Para saber como sair das dívidas e participar, basta acessar o site do Serasa e verificar se há alguma oferta disponível para sua dívida.

Caso haja, você pode negociar diretamente com a empresa parceira e obter descontos e condições especiais de pagamento. É importante lembrar que nem todas as empresas participam do evento e que as ofertas podem variar de acordo com cada uma delas.

Uma vez que você efetua a negociação, a empresa parceira informa a Serasa que a dívida foi quitada e seu nome é removido da lista de devedores. É uma oportunidade para aqueles que têm valores em atraso regularizar sua situação financeira.

Aqui fica claro que a primeira dica do post, fazer um orçamento para saber quanto você tem disponível, é extremamente importante. Se você puder fazer uma oferta de pagamento à vista, geralmente, as empresas fazem descontos mais atrativos.

Outros pontos importantes para uma boa negociação

1.Cortar gastos

Além dessas dicas todas que já listamos aqui, você também pode fazer um corte de gastos desnecessários. Procure maneiras de economizar dinheiro em suas despesas diárias. Isso pode incluir cozinhar mais em casa, reduzir gastos com transporte ou cancelar assinaturas de serviços que você não usa com frequência.

2.Consolidar suas dívidas pode ser uma estratégia eficaz

Consolidar suas dívidas pode ser uma alternativa viável para unificar várias obrigações em um único pagamento, com uma taxa de juros mais baixa. Essa medida pode trazer benefícios significativos, como economia de dinheiro em juros e tornar mais fácil o processo de quitação das dívidas.

3.Não perca o foco

Por fim, tente ficar motivado e mantenha o foco em seus objetivos financeiros, afinal, é importante para acabar com as dívidas. Crie metas realistas e recompense-se quando alcançá-las para manter-se no caminho certo.

Esperamos que essas dicas de como sair das dívidas possam lhe ajudar. Curtiu este post? Então compartilhe com a galera nas redes sociais e não deixe de acompanhar nossas demais publicações aqui no site.