Você sabe o que é investimento e quais são os tipos existentes? Investimentos são aplicações de dinheiro em ativos financeiros. Em outras palavras, são bens ou títulos que representam um direito de propriedade ou uma obrigação de pagar/receber determinado valor que vale o título.
Quando falamos em tipos investimento é sempre bom saber como cada um funciona. Os principais estão divididos entre Renda Fixa e Renda Variável. Mas para fazer isso, o ideal é ter conhecimento sobre o assunto. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para que você saiba o básico para começar.
Investimento em Renda Fixa
Existem diversos tipos de investimentos financeiros, e um deles é a Renda Fixa. Nessa modalidade, a remuneração do investimento é definida previamente em contrato. Ou seja, o investidor sabe exatamente quanto irá receber ao final do prazo acordado. Alguns exemplos de investimentos em Renda Fixa mais populares são:
-
CDB´s
CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Quando você investe em um CDB, você está emprestando seu dinheiro para uma instituição financeira, e ela vai utilizar esse recurso para liberar crédito para outras pessoas.
Os bancos arrecadam fundos por meio de CDBs, que oferecem uma taxa de juros aos investidores por um período estipulado, em troca do dinheiro recebido. Esses recursos são usados pelas instituições financeiras para conceder empréstimos a outras pessoas.
No entanto, os valores que os bancos devem depositar compulsoriamente junto ao Banco Central – cerca de um terço do total arrecadado – não são considerados, pois esses recursos não podem ser emprestados. Essa obrigação é imposta para que o governo possa regular a quantidade de dinheiro em circulação na economia.
O bacana de CDB é que você consegue ter rendimentos pré-fixados e pós-fixados ou uma mistura desses dois. Outro ponto importante é que o CDB tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que funciona como uma proteção para o investidor.
-
Títulos do Tesouro Direto
O Tesouro Direto foi criado pelo Tesouro Nacional em 2002 com o objetivo de permitir que pessoas físicas comprem títulos do governo federal pela internet, funcionando como um empréstimo de dinheiro ao governo por parte do investidor.
O Tesouro Direto se tornou uma opção de investimento popular, devido à sua natureza democrática, permitindo aplicações com valores baixos (a partir de R$ 30) e oferecendo liquidez diária para todos os títulos.
Ao contrário de outras modalidades de investimento, o Tesouro Direto não é restrito a poucas instituições financeiras e os investidores podem aplicar por meio de diversos bancos e corretoras de valores.
Na plataforma do Tesouro Direto, há uma variedade de títulos públicos disponíveis para diferentes perfis de investidor, com opções de escolha entre diferentes indexadores, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.
-
Debêntures
Essa é uma maneira interessante de investir, pois funciona da seguinte forma: com o objetivo de captar recursos, as empresas emitem títulos de créditos. Ao adquirir uma debênture, o investidor empresta dinheiro para a empresa e recebe em troca juros e o valor investido corrigido ao final do prazo estipulado no contrato.
A principal diferença entre as debêntures e outros títulos de dívida é que elas não são emitidas pelo governo, mas sim por empresas de capital aberto. As debêntures podem ser negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão, e costumam oferecer taxas de juros mais elevadas.
Entenda que a remuneração do investidor está diretamente ligada à capacidade financeira da empresa. Caso a companhia entre em processo de falência, os investidores que compraram as debêntures podem não receber o valor investido ou ter seu retorno reduzido.
É importante destacar que existem diferentes tipos de debêntures, com diferentes graus de risco e rentabilidade. Por isso, é recomendável avaliar cuidadosamente as características e a reputação da empresa emissora antes de investir em debêntures.
Investimento de renda variável


-
Ações
Representam uma fração do capital social de uma empresa e, portanto, permitem que o investidor se torne um sócio da empresa. O valor das ações varia de acordo com o desempenho da empresa e com as condições do mercado.
-
Fundos de Investimento em Ações
São fundos que aplicam em ações de empresas negociadas na bolsa de valores. O valor das cotas desses fundos varia de acordo com a performance do mercado de ações e com as escolhas do gestor do fundo.
-
Fundos Imobiliários
São fundos que investem em imóveis, como shoppings, prédios comerciais, galpões logísticos, entre outros. O investidor adquire cotas do fundo e recebe parte do rendimento gerado pelos imóveis na forma de dividendos.
-
Derivativos
São contratos financeiros que derivam seu valor de outro ativo, como ações, moedas, commodities, entre outros. Os principais tipos de derivativos são opções e contratos futuros, que permitem ao investidor comprar ou vender um ativo a um preço previamente acordado.
Agora você já sabe o básico sobre alguns tipos de investimento e já pode começar a planejar o seu futuro. Gostou das dicas? Então compartilhe com a galera nas redes sociais e não deixe de acompanhar nossas demais publicações aqui no site. Até mais!


