Skip to main content

Se você deseja conquistar uma segurança financeira que lhe permitirá dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos como, morar sozinho, viajar e estudar; é preciso entender sobre investimentos. Pensando nisso, vamos lhe apresentar algumas dicas sobre como começar a investir.

Ter conhecimento sobre o assunto é primordial para gerar retorno e lucro em níveis que você nunca imaginou. Caso você esteja em dúvidas sobre como investir, fique tranquilo! Nós vamos te ajudar.

Aqui vão dicas especiais para iniciantes. Especialmente para você que ainda não investe, mas que deseja fazer parte desse grupo seleto da riqueza. Então, vamos lá!

Entenda o seu perfil

  • Conheça melhor suas metas

Para começar a investir do zero, é importante dizer que, antes mesmo de pensar em investir e escolher qual o tipo de investimento, é preciso saber qual o seu perfil. Ou seja, se você tem metas que pretende alcançar com mais rapidez ou se você pode aguardar mais tempo.

  • Metas de curto prazo e resgate rápido

Para uma meta de curto prazo é possível colocar num investimento com liquidez imediata, ou seja, que você consegue tirar a qualquer momento.  Esse é o tipo de investimento dentro do grupo de Renda Fixa. Existem vários tipos, como LCIs ( Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

  • Metas de longo prazo

Já para uma meta de longo prazo você mesmo pode fazer ao invés de entregar na mão do banco. É possível aplicar em ações na bolsa de valores, em carteira de fundos imobiliários, entre vários outros tipos. Esses fazem parte do grupo chamado de Renda Variável.

Olhando para o longo prazo, quanto maior o seu apetite para risco, mais ações você pode ter, principalmente no futuro. Quanto menor for o seu apetite para risco, menos ações e mais investimentos com menor risco, como por exemplo, o tesouro direto.

  • Fique atento às novidades

Existe ainda um outro mercado que está muito aquecido e que vem rendendo bons lucros, que é como investir em Criptomoedas. Entretanto, esse é um assunto que abordaremos mais adiante, pois é necessário maior conhecimento sobre essa área.

Entenda como começar a investir

Quando falamos em investimento, logo o que vêm à mente é como investir na bolsa de valores. Porém, antes de entrar nesse mercado é importante entender aonde você quer chegar.

  • Criando suas próprias metas

Sem saber o por que você quer investir e como investir, não existe investimento. Muitas pessoas entram em bancos digitais ou corretoras sem saber o que fazer porque não definiram quais objetivos querem alcançar. Por isso, faça uma lista das suas principais metas a curto, médio e longo prazo.

  • Estabeleça qual o seu objetivo 

Dessa forma, uma das primeiras coisas que você precisa organizar é: qual é o objetivo que você quer alcançar e qual o valor necessário para o mesmo. Vamos supor que você quer fazer aquela viagem tão sonhada para o exterior, ou fazer um intercâmbio, ou ainda comprar uma moto.

  • Organize e economize com prazo definido

Neste caso, é preciso estabelecer em quanto tempo é possível acumular o valor total sua meta e como fazer isso. Então, se investir R$ 150,00 durante doze meses, ao final você terá acumulado R$ 1.800,00. Esse valor seria suficiente para o que você deseja fazer? Se não, repense em como aumentar o valor aplicado ou estenda o prazo.

  • Tente reduzir custos desnecessários

Se você deseja ter dinheiro para investir todos os meses, é preciso analisar onde é possível reduzir despesas. Uma opção pode ser diminuir os custos na academia. Outra opção é cancelar algum serviço do qual não usa tanto e começar a investir.

Conhecendo as corretoras e bancos digitais

tela de investimentosCiente de onde você quer chegar, o próximo passo é abrir uma conta em uma corretora de valores ou até mesmo em um banco digital. Começando pelo básico, uma correta de valores é a empresa especializada em intermediar operações de investimento.

Existem várias empresas do tipo atuando no mercado onde você pode começar a investir. A Modalmais e Inter, por exemplo, são bancos digitais e corretoras de valores. Já Easynvest é corretora de valores do banco digital Nubank.

O ideal é você ter no mínimo três corretoras para começar, pois assim você pode comparar quais são as melhores. Você pode se perguntar: “Devo investir fazendo cinco aplicações diferentes ou fazer um investimento só pensando no valor total dos meus objetivos?”

Essa pergunta tem relação com uma certa proteção que todos buscam e a resposta é a seguinte: cada objetivo vai ter um prazo diferente, e para cada prazo existem carteiras de investimentos. Entretanto, é preciso entender que proteção é não só a respeito de prazo, mas também sobre o quanto você pode esperar.

Assim, no mundo dos investimentos, você pode optar por um perfil mais moderado, ou seja, do menos arriscado, que é o tesouro direto, até o mais arriscado, que é a renda variável. E dentro de toda essa gama de investimentos, você pode escolher um grupo para cada meta.

Com todas essas dicas, você que não sabia nada sobre o assunto já tem o conhecimento necessário para entender qual o seu perfil de investidor. Basta agora entender quais as metas que quer alcançar e começar a investir para realizar os seus sonhos.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe para que mais pessoas possam começar a investir com segurança e ter um futuro mais tranquilo financeiramente. Até mais!